X

Notícias

Cantata de Natal da Assembleia 2017

07/12/2017 | Eventos

O público era diverso: crianças, jovens, adultos, idosos. Mas todos se reuniram na noite desta quarta-feira (6/12/17) com um objetivo comum: ouvir as 300 vozes que se somaram na já tradicional apresentação da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em sua 11ª edição, o evento reuniu 15 corais de diferentes instituições, que cantaram clássicos eruditos e canções populares natalinas, que envolveram e empolgaram o público presente.

Entre as muitas canções que foram ovacionadas pelos presentes está “A Soulful Celebration”, versão gospel do Hallelujah, do Messias de Haendel, lançada em 1992. O álbum com esta canção venceu o Grammy de Melhor Álbum Contemporâneo de Gospel naquele ano e foi amplamente elogiado pelo uso de múltiplos gêneros de música afro-americana.

Música de Simone Guimarães e Sérgio Natureza, “Ô de casa” também fez sua estreia na Cantata deste ano. A música foi composta na tradição da Folia de Reis e arranjada pelo regente Fábio Nery.

Outra novidade foi “Christmas Time Is Here”, de Vince Guaraldi, composta pelo jazzista americano em 1965 para o desenho de TV Charlie Brown Christmas.

O repertório também contou com duas canções originárias de países nórdicos. A primeira delas é “Gaudete”, canção sacra de Natal publicada na Finlândia em 1582. É provável que tenha origem num hino monofônico do final do período medieval, sendo acrescentadas outras linhas melódicas durante o século XV.

A segunda é “Wśród Nocnej Ciszy”, música natalina tradicional polonesa, cujo título significa “Na quietude da noite”, com arranjo do inglês Douglas Brooks-Davies.

A Christmas Festival, de Leroy Anderson, também foi bastante aplaudida pelo público. Ela é uma das principais canções natalinas ajustadas a orquestras de todo o mundo.

Músicas tradicionais como “Joy to the World”, de G. F. Haendel; “Gloria”, de Antonio Vivaldi; “Eis dos Anjos a Harmonia”, de Felix Mendelssohn; e “Silent Night”, de Franz Gruber e Joseph Mohr também fizeram parte do repertório desta edição da Cantata.

Integrantes - Além do Coral da Assembleia, participaram da Cantata de Natal os corais Canarinhos de Itabirito, Coral AABB-BH, Coral Cidade em Canto (Cidade Administrativa), Coral Contas & Cantos (Tribunal de Contas), Coral da Copasa, Coral do Ministério Público, Coral Encanto das Gerais OAB/CAA, Coral Imprensa-ABT, Coral do Ipsemg, Coral Jovem Sesc, Coral Puer Singers (Jovens Cantores do Iemg), Coral Vozes da Liberdade (MPF-MG), Coral Vozes das Gerais (INSS/Receita Federal BH) e Coral Vozes na Estrada (DER/MG).

Os regentes são André Durval, Cleude William, Cristina Maria Miranda Bello, Eliane Fajioli, Eric Lana, Flávia Campanha, Guilherme Bragança, Karina Cunha Haddad Faria, Leonardo Cunha, Paulo Ricardo Castro Costa, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

Os coralistas e regentes da Cantata de Natal foram acompanhados pela Orquestra de Câmara Opus, com participações especiais do cravista Antônio Carlos de Magalhães e da soprano Bárbara Penido.

Fonte: ALMG

 

1228039.jpg (118 KB)