X

Notícias

Outubro Rosa: essa luta o Sindalemg apoia

01/10/2018 | Notícias

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada no mês de outubro, e direcionada em especial às mulheres. O movimento trás a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, e o Sindalemg ciente da importância da campanha apoia e fortalece a iniciativa.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco de ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genético-hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

O movimento Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.

No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento.

A campanha do Outubro Rosa é fundamental para dar visibilidade às informações sobre o câncer de mama, bem como suas formas de prevenção.


outubro - whats.jpg (225 KB)