o sindicato

O Sindicato

Filosofia:
A filosofia do Sindalemg são os valores que estão refletidos em nossa postura ética, na defesa e na luta pelo bem-estar de nossos filiados.

Valores
Igualdade, Transparência, Legalidade, Liderança, Moralidade, Ética, Integridade, Respeito e Comprometimento.

Missão
Zelar pela dignidade dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, defendendo os interesses e direitos dos filiados; além de promover a valorização dos mesmos.

O Sindalemg – Sindicato da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - foi fundado em 16 de dezembro de 1999, e passou a ter personalidade jurídica em 08 de junho de 2000. A primeira reunião com o propósito de formar um sindicato ocorreu em 15 de julho de 1999, com a participação dos servidores Sérgio Wagner da Gama, Guaraci Marques Bragança, Eustáquio Rodrigues e Eduardo de Moura.

A grande preocupação à época eram as notícias veiculadas pela imprensa sobre ameaças de demissão, redução salarial, atraso de pagamento de salários, entre outras medidas que seriam tomadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, no tocante ao seu quadro de servidores.

O Sindicato seria, portanto, o instrumento instituído para canalizar as energias dos trabalhadores na defesa eficaz de seus direitos e interesses. Assim nasceu o Sindalemg, com a participação maciça dos servidores, com o objetivo fazer da Assembleia Legislativa um lugar mais justo, democrático, digno, humano e verdadeiramente bom para se trabalhar.

Foco na luta

O grupo que atualmente dirige o Sindalemg traçou um plano de ação focado em resultados. Para dar cumprimento ao plano vem desenvolvendo um trabalho sério, incansável e com muita perseverança, visando alcançar conquistas efetivas para o conjunto dos servidores da Assembleia, independente da categoria funcional (recrutamento amplo, efetivos ou inativos).

As conquistas têm sido alcançadas por meio da cuidadosa construção de um discurso consistente e de um amplo trabalho de convencimento, ambos lastreados no acompanhamento do orçamento dos órgãos e Poderes do Estado e das séries estatísticas publicadas pelo IBGE, no conhecimento das Leis e regulamentos e na realização de estudos técnicos consistentes.

Os benefícios alcançados foram amplos, envolvendo não só aspectos financeiros, mas também aqueles voltados para a melhoria da qualidade de vida do servidor. Em conjunto com outras entidades sindicais, foi viabilizado o registro definitivo da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal - FENALE e da CONACATE - Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que nos representam em âmbito nacional.

ATUAL DIRETORIA DO SINDALEMG

Colegiado Diretor

Adair Ribeiro Vidal (Coordenador-Geral)
Luiz Fernando Silva (Coordenador Administrativo)