AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO MARCAM O PRIMEIRO ANO DA NOVA GESTÃO

Completamos um ano da atual gestão do Sindalemg. Foram doze meses de muitos aprendizados e inúmeros desafios, mas o trabalho continua em busca de melhorias para todos os servidores, o que passa pela conscientização e fortalecimento da própria categoria.

A comunicação aproximativa, ou seja, todos os eventos e ações que promoveram encontros, debates, além da comunicação através das ferramentas já existentes, foram o principal investimento da gestão do biênio 2023/2024 neste primeiro ano. A publicação de conteúdos diversos nas redes sociais, sempre de interesse da categoria, os envios frequentes de e-mails e mensagens na lista de transmissão do WhatsApp com atividades em andamento e demais ações nesse sentido foram realizadas para dar transparência ao trabalho e gerar maior envolvimento dos sindicalizados.

A atual gestão também se empenhou em diversas campanhas para mobilizar a categoria como a pauta participativa, a ampla pesquisa sobre o trabalho híbrido e as campanhas de sindicalização. A primeira delas, a campanha para construção da pauta participativa, estimulou os servidores a enviar sugestões para compor as reivindicações que o sindicato se organizou para elaborar e que serão apresentadas e discutidas com a Mesa Diretora da ALMG. Os servidores enviaram suas sugestões, depois em Assembleia Geral escolheram, votaram e definiram três temas como prioritários. A seguir, saiba o andamento de cada um deles.

Trabalho híbrido na ALMG: O estudo para implantação do Trabalho Híbrido na Assembleia foi o tema mais frequente entre as sugestões recebidas e foi priorizado pelos servidores em AGE. Ao longo do ano, constituímos um grupo de trabalho, com participação de servidores efetivos e de recrutamento amplo, para elaboração da proposta de implementação do trabalho híbrido na ALMG. O trabalho colaborativo constituiu na análise de ampla pesquisa de benchmarking, considerando a experiência de outros órgãos públicos, incluindo uma casa legislativa; além de todo o trabalho de embasamento teórico e da pesquisa quantitativa e qualitativa realizada com a participação de mais de 500 servidores dos quadros efetivo e de recrutamento amplo. A proposta será apresentada para a Direção da Casa em momento oportuno.

Indenização por tempo de trabalho para Ra’s: o projeto de lei que dispõe sobre a indenização para os cargos de provimento em comissão de recrutamento amplo no Quadro de Pessoal a Secretaria da ALMG teve a adesão de 73 deputados, em trabalho conjunto do Sindalemg com os representantes de RA na Câmara de Recursos Administrativos de Pessoal (CRP) e de assessores de diversos gabinetes parlamentares. O documento, que já foi encaminhado à Mesa Diretora, tem objetivo de garantir ao servidor de recrutamento amplo o direito de um benefício, por tempo de serviço, quando de seu eventual desligamento da Casa.

Controle de frequência: Desde sua implantação, em maio de 2022, a nova sistemática de apuração de frequência da ALMG tem gerado dúvidas e insatisfações entre os servidores. As novas regras para definição do banco de horas e compensação das horas excedentes já geraram prejuízos a muitos colegas. Assim foi criado um Grupo de Trabalho sobre a frequência para compilar as demandas, sugestões e depoimentos que recebemos sobre o tema, retrato do dia-a-dia dos servidores. Neste trabalho também foi incorporado o  documento antes elaborado pela Câmara de Recursos Administrativos de Pessoal (CRP). A assessoria jurídica do Sindalemg elaborou uma nota técnica e a pauta será apresentada para a Mesa e Diretoria no primeiro trimestre de 2024.

Outro tema de interesse dos sindicalizados foi o atendimento jurídico prestado pelo Sindicato. No início do segundo semestre, quando do término no contrato de assessoria antes vigente, o Sindalemg decidiu por abrir seleção pública para contratação de assessoria para serviços jurídicos, um dos principais objetivos de uma entidade representativa como nós. O novo escritório foi selecionado através da análise de uma banca composta por membros da coordenação e servidores sindicalizados voluntários, conforme edital lançado em 07/08/2023. O novo contrato priorizou, dentre outros pontos, a ampliação do atendimento que passou a ser 5x na semana, de segunda a sexta-feira das 10h às 17h, presencialmente ou online, com prévio agendamento por telefone, e-mail ou presencialmente na sede do Sindicato.

Acompanhe mês a mês algumas das principais ações do Sindalemg em 2023:

FEVEREIRO:

  • Início do trabalho de reestruturação administrativa e de comunicação.

MARÇO:

  • Campanhas de comunicação
  • Pauta Participativa.
  • Início da mobilização política com demais sindicatos do Estado contra o Regime de Recuperação Fiscal.

ABRIL:

MAIO:

  • 1ª Campanha de Sindicalização.
  • Apresentação das pautas de reajustes (recomposição salarial e auxílios) e indenização por tempo de serviço para Ra’s, para Diretoria Geral.

JUNHO:

JULHO:

  • Mobilização política contra a RRF

AGOSTO:

SETEMBRO:

OUTUBRO:

  • 2° Campanha de Sindicalização.
  • Palestra no CFAL para novos servidores.
  • Ações de comunicação aproximativa na Semana do Servidor: distribuição de brinde/ Palco aberto na Festa do Servidor.
  • Campanha de Comunicação: Você tem sede de quê?
  • Implantação do SINDIS , sistema autônomo de gestão de mailing de sindicalizados

NOVEMBRO:

DEZEMBRO:

  • Mobilização política: apresentação da contraproposta da pauta de recomposição salarial e indenização por tempo de serviço para servidores de recrutamento amplo para Diretoria-Geral, Mesa Diretora e Presidência da ALMG.
  • Participação na 2ª mesa de negociação com a Direção da ALMG e deputados da mesa diretora: em busca de uma instância permanente de apresentação das diversas pautas de reivindicação da categoria, com possibilidades reais de discussão das mesmas com a gestão da ALMG.

Temos pela frente o desafio de nos manter mais um ano ativos e atentos aos interesses dos servidores do poder legislativo estadual e em defesa do serviço público de qualidade, que valoriza o servidor em diversos aspectos. O Sindalemg precisa da participação dos sindicalizados, não só na participação nas ações como também no acompanhamento de perto do trabalho que está sendo feito, trazendo contribuições e discussões importantes para nosso crescimento e fortalecimento enquanto categoria. Venha nos visitar em nossa Sede, conversar com a Coordenação e se inteirar das novidades, pautas e reinvindicações.

Se você já é filiado, continue conosco. Se ainda não faz parte, venha,  filie-se! Siga nossas redes sociais, se inscreva em nossa lista de transmissão e acompanhe o trabalho do Sindalemg.

Gestão Sindalemg

Compartilhe agora na sua plataforma favorita: